quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Até 29 de Março

Casa Modernista da Vila Mariana


Até 29 de março, a Casa Modernista da Vila Mariana abriga a exposição "O ambiente moderno", que apresenta a história da construção do imóvel e um panorama de outros exemplares da vanguarda arquitetônica localizados pelo mundo afora.


A mostra tem curadoria do arquiteto Mauro Claro.

Os concertos têm programação organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e ocorrem sempre aos domingos, às 11h.


Marco estético

Projetada pelo arquiteto ucraniano naturalizado brasileiro Gregori Warchavchik e construída entre 1927 e 1928, a Casa Modernista serviu de residência para seu autor e família.

Segundo Claro, os jardins, de autoria da esposa de Warchavchik, Mina Klabin, são também pioneiros. "Ela idealizou e implantou os jardins da casa, precursores de um abrasileiramento no trato paisagístico", observa.


Quando concluída, a Casa Modernista dividiu opiniões na sociedade paulista da época, pelo rompimento com o modelo clássico, e encontrou defesa nos modernistas, como o escritor Mário de Andrade e a pintora Tarsila do Amaral.

Warchavchik, que freqüentou o Instituto Superior de Belas Artes, na Itália, é uma referência do movimento moderno no Brasil.

Atualmente, a Casa Modernista integra a rede de 12 exemplares arquitetônicos, administrados pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH). que compõem o Museu da Cidade de São Paulo.




Casa Modernista
Rua Santa Cruz, 325 – Vila Mariana
T.: 5549-4288 ou 5083-3232

Exposição O ambiente moderno
Até 29 de março, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h - entrada grátis

Fotos:
A casa, pouco depois de concluída, de diferentes ângulos
(Acervo da família Warchavchik/Cortesia


*tirado do portal Constructalia

Nenhum comentário:

Postar um comentário