sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Ettore Sottsass

Nascido na Áustria, formado em arquitetura pela Universidade Politécnica de Turim (Itália), Ettore Sottsass foi um dos grandes nomes do design italiano do séc. XX. Responsável pelo design dos produtos Olivetti nos anos 60, onde colaborou por 30 anos, criou a famosa máquina de escrever Valentine.
"Chama-se Valentine e foi inventada para ser utilizada em toda a parte, exceto no escritório. A sua finalidade não é evocar a monotonia das horas de escritório, mas fazer companhia aos poetas amadores, que cortejam as musas ao domingo no campo ou para decorar uma mesa de um estúdio, como objeto de cor viva." Revista Abitare, 1969.
Influenciado pela cultura pop, Sottsass fundou em 1981 o grupo Memphis com nomes como Michele De Lucci, Andrea Branzi,  Marco Zanuso, Aldo Cibic, Matteo Thun, Martin Bedin e, mais tarde, Nathalie Du Pasquier e George James Sowden. Era um movimento antidesign pós-moderno que reunia artistas preocupados em  produzir objetos que debatessem o design contemporâneo. Usando referências da arquitetura clássica e do kitsch dos anos 50, materiais baratos como plástico e cores berrantes e ousadas, o grupo se preocupava com a aparência e não com a funcionalidade, negando os ensinamentos e atitude do modernismo e da Bauhaus. O móvel criado para a produção em massa passava a ser peça única e desejo de consumo para colecionadores.
O nome Memphis foi tirado de uma música do Bob Dylan, Stuck Inside of Mobile with the Memphis Blues Again, como uma atitude dadaísta.
A primeira coleção do grupo foi apresentada em setembro de 1981 no Salão do Móvel de Milão  para 2550 pessoas. As 55 peças expostas, dentre as quais móveis, relógios, cerâmicas e luminárias, surtiram um efeito impactante no público já que negava tudo o que tinham visto até aquele momento.
Em 1988 o grupo se desfez pois já não surpreendia e sua razão de existir, assim como todo o movimento pós-moderno, era mais uma negação do que qualquer outra coisa. O estilo carnavalesco e decorativo não resistiu ao tempo e ao cansaço, diferente do modernismo que até hoje ainda é modelo e referência para arquitetos, designers e artistas.
De qualquer forma, o movimento não deixa de ter seu valor histórico artístico e as peças criadas por Sottsass, principalmente as criadas para a Olivetti, são clássicos do design.
Abaixo uma animação bem bacaninha que conta a história de Sottsass e de suas principais criações.

 

Um comentário:

  1. Como já disse José Hernández, no poema Martín Fierro (para me valer de algum argentino já que voce nos deu de presente aqueles filmes... até agora só assisti ao Filho da noiva..Que sensibilidade)... O tempo é a tardança daquilo que se espera... Acredita que só se passaram quatro dias da última postagem. Tive a impressão que eram anos.

    A propósito, seus textos, além de lindos, são na minha opinião, super didáticos...
    Obrigado mais uma vez, pois agora sei quem foi Ettore Sottsass...

    (Comentário grande, né? Bom, mas let it be... Depois que leio o blog, em minha pequena mesa de 20 pessoas, sempre comento...Hoje provavelmente vou contar a historinha da máquina de escrever e perguntar voces conhecem o Ettore Sottass???)

    ResponderExcluir