quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Architecture & Design Film Festival 2010

Vendo o trailer do Architecture & Design Film Festival 2010 acabei me emocionando de uma tal forma que resolvi escrever sobre o que a Arquitetura significa para mim e para a minha vida (maldita música do Moby).
A Arquitetura faz parte da minha vida há 10 anos. De lá para cá fui virando uma apaixonada pela profissão. Hoje posso me considerar praticamente uma obsessiva.
Não trabalho mais como arquiteta, o que sinto frequentemente muita falta, mas não por não ter vontade ou vocação, mas por achar que não consigo me dedicar o suficiente. Ser arquiteto é um meio de vida. É uma escolha sem retorno. Você desenha, projeta, cria, escreve, fala, respira, bebe, enfim, casa com a arquitetura. Não há outra forma de encarar. Não para mim. E por isso resolvi que, com a Arquitetura, terei sempre um caso de amor platônico. Eu vejo, estudo, converso, admiro, fotografo, até saio de vez em quando, mas optei por não me envolver além disso. O que me faz sofrer muitas vezes, mas achei melhor que fosse assim.
Quando entrei na faculdade, para quem não sabe fiz a Escola da Cidade, um reduto onde se encontram alguns dos maiores arquitetos do Brasil, lugar de onde você não consegue sair sem ser um arquiteto addicted, foi como se a minha realidade tivesse mudado para um universo paralelo onde as coisas eram muito claras e incríveis. Ali eu encontrei um sentido, seja ele bom ou também algumas vezes ruim, para a relação entre as pessoas e o seu meio, para a ciência, para arte, para o cinema, para a música, para a filosofia, para a poesia, para a vida.
Tive o privilégio de conhecer pessoalmente grandes gênios da Arquitetura e meus ídolos de profissão como o maravilhoso Lelé (João Filgueiras Lima), Paulo Mendes da Rocha e o maior mestre de todos nós Oscar Niemeyer.
Claro que nunca me distanciei completamente. Ainda trabalho com arquitetos, dou aula para futuros arquitetos e tenho muitos amigos arquitetos. A Arquitetura está dentro de mim e de lá nunca sairá


"Architecture is the learned game, correct and magnificent, of forms assembled in the light".
Le Corbusier

O Architecture & Design Film Festival é o primeiro do gênero realizado nos EUA. Tem como objetivo celebrar o espírito criativo da arquitetura e design e apresenta uma seleção de longas metragens, documentários e curtas.

3 comentários:

  1. Você ama tanto a arquitetura que resolveu abdicar do amor dela, em alguns momentos, com medo de não corresponder à altura?

    Forte isso. E uma prova de amor maior do que você deve ter percebido.

    Beijos

    Rob

    ResponderExcluir
  2. Ei, minha noiva tem uma história parecida!

    Ela também é arquiteta, mas acabou se distanciando com o tempo, fez curso de gastronomia e agora é chef de cozinha.

    Só que o amor à arquitetura falou mais forte e, de uns tempos pra cá, (com um empurrãozinho meu, hehe) ela tá dando um jeito de unir as duas coisas: tá se especializando em projetos de cozinhas e ambientes para restaurantes.

    :)

    (e gostei da sua hitória, é bonita mesmo, como bem disse o Rob)

    ResponderExcluir
  3. Eu te entendo perfeitamente amiga... pode crer!
    bjaks

    ResponderExcluir